Tinder: O Velho Romance Em Novos Suportes
Os avanços tecnológicos e as transformações no mundo digital transformaram a maneira com que as pessoas se comunicam e se relacionam. Se antes esse processo da comunicação acontecia em meses, dias e horas, hoje a conexão se dá na palma da mão por meio de um simples toque. Com a chegada dos smartphones e o investimento robusto no mundo dos aplicativos, inúmeros serviços são ofertados para milhões de usuários. E com o Tinder não é diferente.
O que é o TINDER?
O Tinder é um aplicativo de relacionamento que tem como foco conectar pessoas. Em 2013 o aplicativo chegou ao Brasil e já é o terceiro em número de usuários no mundo, ficando em primeiro lugar os Estados Unidos, e em segundo Reino Unido, de acordo com informações da companhia. O Tinder ficou bastante conhecido por meio da música "Jenifer", do artista Gabriel Diniz.
Qualquer pessoa consegue utilizar o aplicativo por ser de fácil funcionalidade, sua plataforma permite ao usuário ter acesso a diversos perfis e basta deslizar o dedo na tela para a direita, caso goste do perfil, ou deslizar no sentido contrário por não se agradar. A imagem passa ser o carro chefe quando se trata de redes sociais ou aplicativos de relacionamentos. Não é de hoje que ouvimos falar em “passar uma boa imagem”, ou expressões como “não fui com a cara dele”, “a primeira impressão é a que fica”, entre outras frases.
Se realmente a primeira impressão é a que fica, então deixar uma boa imagem vale a pena quando se trata de conhecer alguém. Cuidar da própria aparência, da pele, do cabelo, dos dentes, de todo aspecto em si, influencia para deixar seu melhor registro nas redes. As mulheres tendem a se maquiar antes de fazer fotos, os homens mais vaidosos também já começaram aderir à maquiagem. Esse conjunto procedimentos pode ajudar em todo processo.
O aplicativo, assim como outros similares, usa da geolocalização e disponibiliza ferramentas para que o usuário encontre outras pessoas. Além disso, a busca pode ser definida por quilometragem, idade e gênero. O app funciona da seguinte forma: após o cadastro, que pode ser feito utilizando tanto o número de telefone ou e-mail (para usuários que não querem vincular com o Facebook), a pessoa receberá numa espécie de painel uma relação de homens mulheres.
Caso algum perfil desperte o interesse, o usuário pode selecioná-lo da seguinte forma: ao passar o perfil para a direita, significa que você tem interesse naquele usuário; para a esquerda, significa que o usuário está sendo rejeitado. Se esses mesmos homens e mulheres também escolherem o seu perfil, ambos os perfis serão conectados permitindo que uma conversa privada seja iniciada.
Por que utilizar o TINDER?
As razões para fazer o download e usar o aplicativo são variados. O contato feito pode resultar em boas conversas, incríveis amizades e até mesmo relacionamentos. Mas para que isso aconteça e o usuário tenha sucesso na utilização dos serviços, é necessário investir no preenchimento do cadastro do perfil e estabelecer alguns requisitos de procura. A princípio, convém escrever no perfil características pessoais de modo que outras pessoas possam se interessar por aquilo que está lendo. Essa identificação precisa ser rápida. Um texto simples e atraente pode fazer a diferença. A escolha das fotos também pode ajudar.
Como garantir o “Match” dos sonhos
Tratando-se de uma mídia social, convém apresentar fotografias que agrada tanto os usuários, mas que também não distorça a realidade. Investir em selfies bem produzidas e fotos sorrido podem ser uma estratégia que dê certo. Identificar algumas preferências no próprio espaço do perfil é outro fator que pode ajudar a encontrar a amizade ou namoro ideal. Pessoal com os mesmos gostos tendem a sintonizar melhor as suas frequências.
Se você tem um hobby, pratica algum esporte, tem um diferencial, é legal ter uma foto mostrando o que você gosta de fazer. Tire fotos de ângulos que lhe favoreçam! Saber identificar qual ângulo pode ser realçado, através de um olhar mais minucioso. Por exemplo, se você tem um sorriso bonito, ou um olhar marcante, faça fotos que evidenciem isso.
Faça uma boa edição. Existem milhares de aplicativos para editar foto, porém, tem que haver cautela ao editar, não usar filtros em excesso para não sobrecarregar a imagem. Às vezes a foto só precisa de algumas correções de cor, saturação e contraste para ficar perfeita.
Integrar o aplicativo a outras mídias, como é o caso do Instagram, possibilita conhecer mais dos usuários, já que o acesso a outras fotos além do Tinder estará aberto para visualização. Como dito anteriormente, o criador do perfil também tem a possibilidade de já se cadastrar utilizando o perfil do Facebook. Cabe frisar, por fim, que se tratando de internet, todo cuidado é pouco na hora desses encontrem migrarem do digital para o real.
Convém, por segurança, que se esgote pelo aplicativo, todas as informações úteis e necessárias sobre aquela pessoa com a qual está interagindo, evitando revelar o endereço residencial, o local de trabalho e outras informações, até porque, as facilidades proporcionadas por esse universo são inúmeras, mas os riscos também existem e podem ser evitados.